terça-feira, 14 de agosto de 2012

A Inquisição Primeiro - Os cátaros

Em 1208, houve a "cátaros" heresia no sul da França. Os professores desta heresia, abandonaram sua fé cristã para multi-deuses, deuses bons e deuses ruins. Aqueles de nós que são cristãos podem entender a preocupação da Igreja. Eu quero chorar toda vez que penso sobre o que a Nova Era está fazendo para o cristianismo norte-americano.
Os cátaros tinha um desdém para a inovação científica e fosse um bloco sério obstáculo ao desenvolvimento econômico na região. Os Senhores do norte também tinha um osso a escolher com os Senhores do sul da França, que foram portadores da heresia. Eles queriam fazer valer a sua autoridade e expandir o seu império. Eles sentiram que a unidade religiosa era a única maneira de manter a unidade política de um país. Eles estavam errados. Este foi 700 anos antes de pluralismo religioso de hoje.
Os cátaros foram travar guerra contra os cristãos e muitos foram mortos em sourthern França. Um legado do Papa foi enviado ao sul da França para avaliar a situação com a heresia dos cátaros. Os cátaros cometeu o erro de matá-lo. O Papa falou com o rei no norte da França e perguntou o que poderia ser feito. O Rei lançou uma cruzada em 1209 que destruiu o poderio militar dos cátaros no sul da França. Foi uma invasão brutal onde muitas mulheres homens e crianças, morreram, cerca de 6.000. Os cátaros foram para a clandestinidade e continuou a puxar muitos da fé.
A Inquisição foi instituída primeiro em 1231 como resposta à influência cátaros no sul da França. Um Inquisição consistia de dois juízes religiosos que iriam para uma área onde uma heresia estava sendo espalhado. Eles iriam entrevistar as pessoas e descobrir o que estava se propagando a heresia. Em seguida, eles entravam em contato com os hereges, e dar-lhes um período de carência de 48 horas para deixar o seu ensino e retrair. Após esse tempo, se o herege não parava, eles defendem corte. Nesta sessão os dois inquisidores estaria presente, juntamente com o Senhor da região, e alguns líderes comunitários etc Eles traria provas e buscar uma confissão. Em seguida, o herege seriam entregues às autoridades locais. Sob a lei romana, um delito contra a fé era considerado um crime contra o Estado, de modo que o Estado faria a disciplina. A Igreja só aprovou o veredicto, não a sentença. A Inquisição não poderia ter acontecido sem a colaboração e aliança com o poder civil da época.
A Inquisição foi também uma tentativa de parar mobs católicos lynch que foram em torno de punir os hereges. Se a Igreja não interviesse, a leigos católicos se reuniam em busca de hereges e às vezes eles pegaram o cara errado. Era uma bagunça. Esses mobs iria por aí fazendo violência a pessoas que estavam ensinando heresia. Por exemplo, um pregador Cátaros fez uma fogueira e atraiu uma grande multidão. Ele pregou contra Jesus e jogou um crucifixo na fogueira. Isso enfureceu os habitantes da cidade e eles correram o pregador cátara e jogou-o na fogueira.
Hoje, em nossa cultura, as pessoas falam contra o cristianismo o tempo todo em público (mídia) e fazer o equivalente a queima de cruzes. Estamos em silêncio. Talvez haja um terreno médio entre queimar alguém (idade média) e de pé em silêncio (agora) como críticos separar a fé.
Por mais estranho que possa parecer, de uma forma muito errada, a Inquisição trouxe um pouco de ordem para as comunidades que estavam contentes de ver os inquisidores porque isso significava que turbas parado. A Inquisição foi realmente muito mais civilizado do que as multidões descontroladas lynch. Outra coisa que é exagerado pela imprensa é o uso de "tortura" ( 1 ) para trazer uma confissão. Tortura nunca foi usado mais de uma vez em um acusado e era muito raro entre os inquisidores da Igreja. Inquisidores seculares, por outro lado foram bastante duras. Tortura era uma prática comum nos tribunais seculares da época.
Há histórias de criminosos seculares "condenatórias-se" de heresia, para que pudessem ser movidas das prisões duras seculares para as prisões da Inquisição que tiveram melhor alimentação e melhores condições de vida. A maioria das condenações da Inquisição da época terminou em penas de prisão. Embora fosse um prazo de vida, os presos geralmente saiu depois de 1-2 anos, porque a prisão seria plena. Os prisioneiros muitas vezes ser livre e retornaria para a prisão apenas para dormir. Apesar da crença popular, as execuções não eram muito comuns.
A inquisição nunca foi usado como uma forma de "forçar as pessoas a converter" ao cristianismo, mas sim que era uma forma de lidar com a heresia que estava sendo ensinado por cristãos batizados. Em geral, "conversão forçada" não era a maneira que a Igreja evangelizada, apesar de outras religiões do tempo utilizado conversão forçada, e ainda o fazem.
Os cristãos da Idade Média eram realmente com medo de que as almas iam para o inferno se eles foram atraídos do cristianismo. Eles acharam que valia a pena que alguns professores de heresia morreu para que milhares não ser desencaminhado por hereges que pregavam e atraindo muitos do cristianismo em direção a uma eternidade de trevas. Infelizmente, eles estavam errados. As extremidades não justifica os meios. Senhor perdoa-nos.
A Inquisição medieval lavado a heresia dos cátaros. É onde temos a palavra "Catharsis".

Nenhum comentário:

Postar um comentário